top of page

SOBRE NÓS

 

A HD ENGENHARIA foi criada em 1993 dedicada a reparar hard drives. Como uma extensão natural desse tipo de serviço passamos a oferecer serviços de recuperação de dados e atualmente essa é a nossa única atividade. Nosso objetivo principal é atender a todos da melhor forma possível, levando sempre em conta a eficiência e as exigências técnicas esperadas pelos clientes. Para atingir essa meta, estamos sempre em constante aperfeiçoamento e comprometidos com a satisfação de nossos clientes.

 

 

 

PROFISSIONAIS

Corpo técnico com formação em eletrônica e telecomunicações, na Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca (CEFET) em 1978, em Engenharia Elétrica na Universidade Veiga de Almeida e Pós-graduação em Análise de Sistemas em 1986. Participamos de diversos cursos de aperfeiçoamento nas áreas de produção, manutenção e desenvolvimento de discos magnéticos dos principais fabricantes. Em 2012 iniciamos nosso projeto de parceria e consultoria para empresas interessadas em recuperar dados.

  • Luiz Fernando H. Fontes  - Sócio responsável pelo projeto, implementação, desenvolvimento e especificação dos equipamentos para recuperação de dados, bem como pela execução dos serviços em Sala-Limpa.

  • Roberto Carlos M. Lamim - Sócio responsável pela área comercial e pela execução dos serviços que não necessitam da Sala-Limpa.

 

 

INSTALAÇÕES

1- Sala-Limpa

 

Os hard drives são dispositivos extremamente sensíveis ao ambiente que os cercam, porque utilizam discos e cabeças magnéticos que funcionam baseados em princípios eletromagnéticos. O primeiro, gira entre 5000 e 10000 rotações por minuto, de maneira a permitir que as cabeças magnéticas "flutuem" sobre o filme de ar deslocado na superfície do disco. A distancia entre a cabeça (flutuando) e o disco é da ordem de mícrons, e qualquer partícula de poeira com dimensões próximas a esta pode causar estragos (arranhões) na superfície dos discos e danifica-los. Por essa razão, esses componentes são montados em uma unidade selada, e em ambiente com partículas de poeira com dimensões apropriadas. Então, são utilizadas Salas-Limpas classe 100, em que o número máximo de partículas em 1 pé cúbico não ultrapassa 100 unidades de 0,5 microns.

Em nossa Empresa, utilizamos uma Sala-Limpa desta classe para que possamos corrigir problemas nas unidades seladas (HDA), como início de head-crash, falha em cabeça de leitura, nas trilhas de servo, nos pre-amplificadores das cabeças, no spindle motor e no voice-coil.

2 - Laboratório de Software

 

São utilizados computadores e softwares especialmente desenvolvidos para recuperação de dados quando a estrutura lógica está corrompida e também para acessar a área de firmware nos casos de falhas existentes nesta área.

3 - Laboratório de Hardware

 

É utilizado para fazer correções nos circuitos eletrônicos a fim de melhorar a performance durante a leitura, corrigir o posicionamento das cabeças magnéticas e também para controlar a rotação das mídias. Geralmente quando existe alguma falha na placa controladora do hard drive utilizamos esse laboratório.

 

bottom of page